A psicoterapia é um processo de (re)descoberta e de (re)encontro.
(Re)descoberta de nós próprios e da forma como nos relacionamos connosco, com os outros e com mundo.
De (re)encontro no contacto com a nossa realidade, novos rumos, novas possibilidades, novos projetos e novas maneiras de sentir a nossa existência.
É um caminho, partilhado com o psicólogo, que tem como objetivo explorar, sentir, vivenciar e identificar a relação que se estabelece entre a realidade e a maneira de como esta realidade é experienciada e vivida.
O processo psicoterapêutico baseia-se na narrativa, escuta ativa e reflexão pois, é através deste processo que expressamos todos os pensamentos, sentimentos e emoções.
É um processo, interativo, efetuado num espaço seguro, empático, livre de juízos de valores e confidencial.
Em conjunto com o psicólogo é possível olhar, sentir e lidar com as temáticas que estão a ter um impacto menos positivo na sua vida independentemente de serem do foro psicológico, emocional, profissional ou relacional.
O processo psicoterapêutico permite uma reflexão e um olhar diferente, não só sobre os problemas mas principalmente sobre a própria pessoa. Reflexão esta, que permite uma tomada de consciência sobre si na forma como olha, sente e vivência a sua própria existência, permitindo uma maior assertividade nas escolhas e projeto de vida.